ir para Home

você está na página: Home / Apoio a Distância

Apoio a Distância

Contexto Social

Realidade das famílias atendidas pela adoção à distância.

As “adoções à distância” começaram em Primavera do Leste em julho de 1991!

Primavera do Leste é um Município de 28 anos de emancipação, mais ou menos 30 anos de existência.

A principal fonte de renda é a agricultura e agropecuária que determinam o andamento do comércio e consequentemente dos empregos na cidade.

A cidade tem boa estrutura física, porém ainda está longe de atender a demanda da população, especialmente porque a migração de famílias das cidades vizinhas e até distantes é muito grande. A região vizinha é terra de garimpo que há muito tempo está em crise, então as famílias vem para Primavera em busca de melhores condições de vida.

Os problemas mais graves são a falta de moradia (sempre que chegam devem encontrar uma casa e pagar aluguel por ela, que em geral são valores altos para quem não tem fonte de renda fixa) e a falta de emprego que garanta a estabilidade da família.

O nível de estudo destas pessoas que chegam é muito baixo e em consequência disso não têm adequada preparação ao trabalho, o que lhes prende aos trabalhos mais pesados e com menores salários. A população adulta tem procurado estudar também em cursos oferecidos à noite procurando melhorar sua formação para ter melhor colocação no mercado de trabalho.

Os homens, em geral, se tornam ajudantes de pedreiros, operários temporários das fazendas ou outros pequenos trabalhos: de jardinagem, pinturas, pequenos serviços nas casas ou nas empresas.

As mulheres, em geral, são diaristas, trabalhando nas casas de família, fazendo a limpeza das casas, cuidando de crianças, cozinhando, lavando e passando roupa.

O governo tem se preocupado em garantir a vaga nas escolas para estas crianças, mesmo que em muitos casos a escola não seja perto da casa, pois não há vagas para todos nos bairros onde moram.

Voltar | Topo | Home