ir para Home

vocĆŖ estĆ” na pĆ”gina: Home / Padre Onesto Costa

Padre Onesto Costa

foto

Biografia

Padre Onesto Costa nasceu no dia 13 de julho de 1924, na cidade de Fornovo di Taro, na Província de Parma, Itália. Filho de Ercolino Costa e de Dona Maria Dallafiora Costa. Ordenou-se sacerdote no dia 29 de junho de 1949, na Basílica Catedral  de Parma.

- Pároco em Valbona de 01.07. 1949 a 01.06.1952.

- Pároco em Ghiare di Berceto de 01.06. 1952 a 31.12.1958 (Passo Della Cisa).

- Pároco em San Pancrazio de 01.01.1959 a15. 12.1977.

- Diretor do Centro de Animação e Ação Missionária de 01.03.1969 a 14. 07.1979.

Foi Professor de religião no Instituto Técnico para Geômetros “CAMILO RONDANI” em Parma, e neste tempo procurou conhecer muito sobre Engenharia Civil, como autodidata, lia muitos livros e buscava esclarecimentos junto aos professores desta escola.

O Padre Onesto saiu da Itália rumo ao Brasil no dia 03 de Julho de 1979. Veio no navio chamado “Eugênio Costa” numa viagem de 11 dias. Chegou ao Porto de Santos no dia 14 de julho e foi para Londrina, no Paraná. Ali ficou apenas alguns dias na casa dos Padres Xaverianos e depois foi para Jussara, estado de Goiás.   Atuou na Igreja de Goiás, depois em Poxoréu e posteriormente em Primavera do Leste, ambas em Mato Grosso, sempre a serviço da vida e da esperança.

No início de 1980, veio para a Diocese de Guiratinga, especificamente para a Paróquia de Poxoréu. Nesta cidade foi designado para trabalhar na pequena comunidade emergente então denominado Entroncamento das Sete Placas e hoje Município de Primavera do Leste MT.

Quando o Padre Onesto chegou a Primavera, em 1980, ele tinha 56 anos de idade. Atendia às comunidades da zona urbana e também das fazendas. Padre Onesto dedicou dezoito anos de sua vida a serviço da Evangelização nesta terra, para desenvolver seu trabalho na cidade, contava com uma bicicleta e depois para percorrer as longas distâncias do interior, adquiriu um Fiat – 147.

Teve participação praticamente integral em 30 obras para fins religiosos ou de promoção social nesta cidade e mais de 100 casas populares em diferentes bairros da cidade. Idealizou projetos educacionais e entidades filantrópicas que trabalham em prol das famílias menos favorecidas da comunidade.

No ano de 1998, ele retornou à Itália e assumiu mais uma Paróquia, na qual trabalhou até dezembro de 2005.

Em agosto de 2006, Deus presenteou novamente Primavera do Leste com o retorno do Padre Onesto Costa que passou a residir numa pequena casa dentro do Centro Esportivo Parma, cuidando diariamente da natureza, plantando, regando, cultivando os jardins e zelando da vida das crianças.   Ali recebia amigos e conhecidos. Por quase dois anos podia ainda concelebrar junto com os demais sacerdotes da cidade e abençoar as pessoas que o procuravam.

Progressivamente o mal de Parkinson foi tirando seus movimentos, mas não o brilho do seu olhar e a serenidade de espírito que crescia sempre mais.

Padre Onesto Costa faleceu aos 28 de dezembro de 2008, na sua própria casa cercado dos amigos mais próximos e pelas Irmãs Ursulinas CJA, que cuidaram dele nos últimos três anos.

Foi sepultado na Igreja Matriz da Paróquia São Cristóvão, a primeira igreja da cidade, construída por ele e que tem o estilo da Paróquia de Neviano Rossi onde foi batizado na Itália. Esta Igreja traz também traços de outras Igrejas onde ele trabalhou na Itália, talvez este fosse o seu jeito carinhoso de unir a terra natal e a terra da missão. Seu túmulo é constantemente visitado pelos amigos.

Após a sua morte, sempre no dia 28 de cada mês, os amigos rezavam o rosário na gruta em frente à sua casa por ele e pedindo a sua intercessão pelas famílias e pela Igreja.

No coração e na mente, o povo de Primavera carrega a sua expressão mais comum: “Para Frente”!

Voltar | Topo | Home