ir para Home

você está na página: Home / Pároco em Primavera do Leste

Pároco em Primavera do Leste

foto

1º Pároco na Cidade

O Padre Onesto Costa viveu em Primavera do Leste desde a Páscoa de 1980 a 04 de agosto de 1998, dia de São João Maria Vianey, padroeiro dos párocos.

No início de 1980, foi para a Diocese de Guiratinga, especificamente para a Paróquia de Poxoréu. Estando em Poxoréu, foi designado para trabalhar na pequena comunidade emergente no distrito de Primavera do Leste então denominado Entroncamento das Sete Placas, hoje Município de Primavera do Leste

Quando o Padre Onesto chegou a Primavera, em 1980, ele tinha 55 anos de idade. Atendendo a comunidade da zona urbana e também das fazendas, o Padre Onesto dedicou dezoito anos de sua vida a serviço da evangelização nesta terra. Para desenvolver seu trabalho na cidade o Padre contava com uma bicicleta, e para percorrer as longas distâncias do interior adquiriu um Fiat – 147.  

Teve participação praticamente integral em 30 obras para fins religiosos ou de promoção social nesta cidade e mais 100 casas populares em vários bairros da cidade.

Sua primeira preocupação foi sempre a evangelização e por isso em cada novo bairro que surgia imediatamente reservava um terreno e construía um lugar para celebrar e reunir a comunidade.

As primeiras gerações de Primavera do Leste receberam de suas mãos o batismo, a Eucaristia, o matrimônio e toda a assistência religiosa.

Graças a ele se criou e se mantém Projetos e entidades filantrópicas que trabalham em prol das famílias menos favorecidas, de modo especial crianças, de nossa comunidade com o apoio dos doadores italianos através da Cáritas de Parma.

A Ereção (criação) da Paróquia São Cristóvão foi em 20 de julho de 1983. Decreto feito e assinado por Dom Camilo Faresin. O Padre Onesto que já estava em Primavera foi o Primeiro e único Pároco até 07.02.1998, dia em que os Freis Capuchinhos assumiram o compromisso com a Diocese de conduzir o trabalho paroquial. O Padre Onesto permaneceu ainda na cidade como vigário paroquial, morando na sua casa no Centro Esportivo Parma, até 04 de agosto de 1998, quando retornou à Itália.

Voltar | Topo | Home