ir para Home

você está na página: Home / Projetos Educacionais / Histórico Geral

Projetos Educacionais - Histórico Geral

Apresentação

Uma das expressões mais usadas por ele, entre tantas outras, era “AVANTI” = “Para Frente”. Esta expressão tem sido lema para muitos em Primavera do Leste.

Assim segue a Igreja, a qual ele dedicou a vida, assim seguem as famílias que sempre tiveram nele o apoio e a bênção, assim seguem os maiores beneficiados pela sua presença nesta cidade: os pequenos!

Cada uma das obras construídas por ele a partir de 1980 (com a ajuda de doadores da Itália e com a colaboração da comunidade) continua a serviço da Igreja e da Sociedade.

A Diocese de Guiratinga MT, em parceria com a Prefeitura Municipal de Primavera do Leste, contando sempre com a ajuda da Cáritas de Parma (Itália), mantém o serviço educacional nas Creches e nos Projetos. Atualmente 650 crianças são atendidas nos Projetos Parma Vida e Santa Úrsula durante o dia todo, complementando a aprendizagem escolar, desenvolvendo as dimensões culturais, artísticas e esportivas num ambiente de educação nos valores cívicos e cristãos.

Os professores e funcionários destes Projetos têm se empenhado muito para dar aos alunos um acompanhamento sólido e afetuoso. Além das atividades propostas pelas oficinas de hora de estudo, informática, música, dança, ensino religioso, artesanato, recreação, esporte e teatro têm-se procurado desenvolver o que chamamos de “Vivendo Valores” acentuando a cada mês uma palavra como: “Respeito, Paz, responsabilidade,...”. Este incentivo a crescer no caminho dos valores é desenvolvido também nos encontros mensais com os pais para os quais a coordenação, levando sempre convidados a palestrar, se dirige até os bairros, facilitando a participação das famílias.  Outro gesto de aproximação é a visita de todos os professores e funcionários a cada casa dos alunos, levando uma mensagem de vida e esperança para cada família. 

Muito ainda precisa ser feito pelo bem das futuras gerações desta cidade no campo da fé, da dignidade e do bem estar. Olhando para o Padre Onesto, seu estilo de vida, seu compromisso fiel com Deus, com a Igreja e com nossa gente, as pessoas serão capazes de ações sempre mais solidárias e generosas.

Em nome de tantas crianças que receberam e recebem diariamente os benefícios das obras do Padre Onesto, agradecemos a todos que tem contribuído e colaborado, na certeza de que Deus fará brotar todas e quaisquer sementes do bem.

Voltar | Topo | Home