ir para Home

você está na página: Home / Projetos Educacionais / Histórico Geral

Projetos Educacionais - Histórico Geral

Projetos de Solidariedade

O Padre Onesto Costa chegou a Primavera do Leste no inicio de 1980. Na cidade habitavam aproximadamente dez famílias. Era o tempo de preparar a terra para o plantio,      então muitos eram peões que trabalhavam nas fazendas.

O padre não tinha dinheiro, nem casa, nem comida. Três famílias cuidavam dele: uma dava pouso, outra oferecia o almoço e outra o jantar assim durante nove meses até construir a sua primeira casa. Era um homem pobre, mas cheio de coragem e força de vontade. O trabalho era uma bandeira que tinha sempre levantada, ele mesmo estava à frente das realizações.

Seu esforço era de estar sempre atento aos novos loteamentos que surgiam na cidade e logo reservava terrenos para construir um espaço para a comunidade. Em geral era um centro comunitário que era usado como espaço para as celebrações, para a catequese, reuniões da comunidade, atendimento social e vários deles posteriormente foram transformados em creches.

Para estas obras recebia ajuda dos amigos da Itália, de modo especial da cidade de Parma que, incansavelmente os ajudavam através de muitas iniciativas como: coleta e venda de material reciclável (ferro, papel, plásticos,...), coleta e venda de bolos, de roupas, e inúmeras outras formas que exigia deles muito trabalho e abnegação.

Atualmente a Diocese de Guiratinga, em parceria com a Prefeitura Municipal de Primavera do Leste desenvolve dois Projetos Educacionais e 07 escolas de Educação Infantil:
 

Projeto Parma Vida

Projeto Santo Úrsula

Escola de Educação Infantil Parma I – Cohabinha

Escola de Educação Infantil Galiléia – Novo Horizonte

Escola de Educação Infantil Ercolino Costa – Primavera III

Escola de Educação Infantil Maria de Nazaré – Castelândia

Escola de Educação Infantil Maria Dallafiora Costa – Vila Popular

Escola de Educação Infantil São José- São José

Escola de Educação Infantil Pequeno Príncipe - Pioneiro

 

Em 2004, foram criadas duas novas paróquias na cidade de Primavera do Leste e desde então este trabalho social, que atende toda a população da cidade inteira, (Projetos, creches e Cesta Básica que se desenvolvem com os recursos financeiros da adoção à distância pela Cáritas da cidade de Parma na Itália) passou a ser de responsabilidade da Diocese de Guiratinga, sob a coordenação da Congregação das Ursulinas do Coração de Jesus Agonizante

As Irmãs Ursulinas do Coração de Jesus Agonizante, fundadas por Santa Úrsula Ledóchowska em 1920, na Polônia, chegaram a Primavera do Leste, dia 12 de julho de 1985, para ajudar o Padre Onesto Costa e toda a comunidade em todas as frentes de evangelização e trabalho social realizados pela Paróquia São Cristóvão/ Imaculada Conceição. As primeiras Irmãs que chegaram foram: Margarida, Rosa Nita, e a postulante Célia.

Seu carisma é:

“Atentas às palavras de Cristo: TENHO SEDE, as Irmãs respondem ao Amor do Coração Divino, entregando-se a ele totalmente, sem reserva alguma, para que ele mesmo possa prolongar nelas e por elas a sua missão salvadora. A missão especial da Congregação na Igreja é anunciar o Cristo, o amor do seu coração, através da educação e o ensino das crianças e jovens, através do serviço dos irmãos mais necessitados e oprimidos e através de outras formas e atividades que tem como finalidade a evangelização do mundo. A Ursulinas CJA quer e deve doar-se aos pobres”.

Voltar | Topo | Home