ir para Home

vocĆŖ estĆ” na pĆ”gina: Home / Projetos Educacionais / Parma Vida

Projetos Educacionais - Parma Vida

ApresentaĆ§Ć£o

Centro Esportivo Parma

Aos 02.05.1999, aconteceu a grande festa de Inauguração de um dos principais marcos de Primavera do Leste. O Padre Onesto Costa havia idealizado este espaço e pensado nele como um presente. Mesmo tendo retornado à Itália no ano anterior continuou enviando ajuda e encontrou na comunidade pessoas dispostas que abraçaram a sua causa e concluíram a obra.

Na ocasião o Padre Onesto Costa, em entrevista concedida disse:

“O sonho nunca acaba...

É um presente que eu queria deixar, sobretudo aos jovens, crianças e adolescentes. O esporte não como finalidade em si mesmo, mas como um meio, uma possibilidade de melhorar a vida.

Estou mais que satisfeito, não tanto pela obra em si mesma, que poderia ser melhor,... Sabe as nossas obras vão progredindo segundo a disponibilidade dos meios, meios como a área, foi difícil encontrar 07 hectares e comprar pouco a pouco; disponibilidade de dinheiro, nunca passou 1 ano sem construir uma ou mais obra,... Mas este era um presente que eu queria deixar para a juventude e adolescentes. Eu acredito muito no esporte, não como um meio, não é uma finalidade. Eu não gosto dos craques, quero que todo mundo seja esportista, se alguém tiver um dote particular vai se manifestar. A finalidade não é de um clube que quer vencer porque quero que todo mundo saiba jogar e tente  vencer, mas saiba perder.

 O adversário vale mais e, portanto precisa reconhecer o valor dele e saber perder. É assim que é a vida. Precisa esforço, mas sempre respeitando os valores de todas as pessoas. Ninguém é adversário ou inimigo, estamos todos numa caminhada. Que saibam apreciar os valores, o respeito.  

Depois de 20 anos acho que, se por acaso não voltar, deixo só amigos. Tenho amigos que colaboraram mais, outros menos; tenho amigos que tinham as mesmas idéias na religião, outros com idéias diferentes, mas isto nunca foi um problema para se respeitar e colaborar me parece que este é o primeiro motivo porque Primavera verdadeiramente fez uma caminhada grande em pouco tempo.

Gostaria que isto pudesse continuar assim. ”

Voltar | Topo | Home