ir para Home

vocĆŖ estĆ” na pĆ”gina: Home / Projetos Educacionais / Parma Vida

Projetos Educacionais - Parma Vida

foto

ReconstruĆ§Ć£o da Quadra Esportiva

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL EM TEMPO INTEGRAL (EMEFTI)

MARIA DALLAFIORA COSTA - PARMA VIDA

 

“O sonho nunca acaba... É um presente que eu queria deixar, sobretudo aos jovens, crianças e adolescentes. Estou mais que satisfeito, não tanto pela obra em si mesma, que poderia ser melhor... Sabe as nossas obras vão progredindo segundo a disponibilidade dos meios, meios como a área, foi difícil encontrar 07 hectares e comprar pouco a pouco; disponibilidade de dinheiro, nunca passou um ano sem construir uma ou mais obra... Mas este era um presente que eu queria deixar para a juventude e adolescentes. É assim que é a vida. Precisa esforço, mas sempre respeitando os valores de todas as pessoas. Ninguém é adversário ou inimigo, estamos todos numa caminhada. Saiba apreciar os valores, o respeito.  

Depois de 20 anos acho que, se por acaso não voltar, deixo só amigos. Tenho amigos que colaboraram mais, outros menos; tenho amigos que tinham as mesmas ideias na religião, outros com ideias diferentes, mas isto nunca foi um problema para se respeitar e colaborar me parece que este é o primeiro motivo porque Primavera verdadeiramente fez uma caminhada grande em pouco tempo. Gostaria que isto pudesse continuar assim”.

Pe. Onesto Costa 02.05.99 -  Inauguração do centro Esportivo Parma.

 

O Centro Esportivo Parma foi construído pelo Padre Onesto Costa (+28.12.2008) com a ajuda de amigos que não mediram sacrifícios para que ele pudesse concretizar este sonho: deixar um presente especial para Primavera do Leste.  Inaugurado em 1999 este espaço acolheu no ano de 2000 crianças e adolescentes do Projeto Parma Vida em período parcial no contra turno às escolas e em 2001, com a inauguração da Escola Maria Dallafiora Costa, deu a possibilidade dos alunos permanecerem na mesma Instituição durante o dia todo. Desde então não parou mais com este trabalho educativo, sempre em parceria com a Prefeitura Municipal.  Em 2016 tornou-se juridicamente uma única entidade sendo reconhecida como Escola de Tempo Integral.

 

A EMEFTI Maria Dallafiora Costa - Parma Vida atende diariamente das 07h às 16h, 400 alunos de 06 a 08 anos de idade (1º ao 3º ano) advindos de todos os bairros da cidade de Primavera do Leste.

 

Toda a atividade pedagógica é centrada na perspectiva do desenvolvimento pleno de suas habilidades com foco na alfabetização e crescimento nos valores de vida.  As aulas bastante variadas são desenvolvidas em diferentes espaços com salas ambientes equipadas e com material pedagógico específico. Além da regência que trabalha diariamente 04h00min horas dos componentes curriculares do núcleo comum específicos para a rede pública do Município, os alunos frequentam atividades extraclasse semanalmente como oficinas de: Natação, Educação Física, Brinquedoteca, Ciranda, Fazendo Artes, Vivenciando Ciências, Vivenciando Matemática, Vivenciando a Língua Portuguesa, Comunicação e Expressão. Para complementação e melhoria na aprendizagem contam ainda com o laboratório de informática e com a Biblioteca.

Um dos elementos importantes para que Educação em Tempo Integral seja de qualidade justamente pela jornada ampliada de tempo do aluno na escola, são os espaços pedagógicos disponíveis.  Graças ao empenho amoroso do Padre Onesto Costa e seus colaboradores o Centro Esportivo Parma tem este privilégio, porém com o vendaval ocorrido aos 25.10.2015 perdemos um destes espaços: a quadra esportiva coberta.  Desde então estamos em “dívida” com estes alunos que perderam este importante espaço e com o Padre Onesto Costa que, mesmo não estando mais em nosso meio, certamente gostaria de ver esta obra reconstruída.  Por isso a Igreja Católica (Diocese de Primavera do Leste - Paranatinga), representada pela equipe que atua na EMEFTI Maria Dallafiora Costa - Parma Vida, vê-se no compromisso de abraçar esta causa e, com ajuda da sociedade de Primavera do Leste, reerguer esta quadra esportiva, para isto conta com você. Então:

·         Se você está sendo ou já foi beneficiado como aluno ou familiar de aluno;

·         Se você reconhece a contribuição do Pe. Onesto Costa pela educação nesta cidade;

·         Se você quer apoiar as futuras gerações que ainda usufruirão deste espaço;

·         Se você quer e se você pode... Ajude-nos.

 

Doações podem ser feitas:

Escritório da Diocese (Parma Vida)

De 2ª a 6ª feira pela manhã

 

Ou

 

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

Agência: 3927

Operação: 003

Conta Corrente: 2331-3

 

Contatos para maiores informações:

E- mail:  onesto@brturbo.com.br        facebook: Don Onesto Costa      site: www.padreonestocosta.org.br

Telefones: (66) 3497 -1523      (66) 3498-5536                (66) 3498-5251

 

(Texto de Ir. Iradi Canan

Ursulina CJA)

Voltar | Topo | Home