ir para Home

você está na página: Home / Notícias

Notícias

EDUCAÇÃO ONFANTIL SANTA URSULA

10/03/2012

EDUCAÇÃO INFANTIL SANTA ÚRSULA

 A etapa da Educação Infantil  é atendida no espaço do Projeto Santa Úrsula e tem uma rotina que se inicia às 06h45min, com a chegada das crianças acompanhadas dos pais, avós, alguém responsável ou pelo transporte escolar até às 17h. Na chegada elas são recepcionadas pela coordenadora e pela professoras e encaminhadas cada uma para sua sala, permanecendo na mesma até a hora do café, nesse espaço de tempo elas podem brincar livremente no tapete, com o brinquedo que desejar, com pecinhas de montar que ficam sempre disponíveis, ou simplesmente ficam sentadas conversando com os coleguinhas e com a auxiliar educacional

 Santa Úrsula tem entrada coberta, seis salas de aula, belíssimo espaço arborizado, parquinho, campo fechado e gramado onde as crianças podem brincar a vontade e livremente nas horas destinadas a essas brincadeiras. O refeitório é amplo bem como o auditório, que também está sendo usado para as crianças descansarem depois do almoço, (hora do soninho), sendo que no refeitório também um mural para expor o valor que está sendo trabalhado naquele bimestre (a extensão Santa Úrsula), trabalha um valor por bimestre e os trabalhos das crianças são expostos, reservado uma semana para cada turma.

       

O café da manhã é servido as 07h30min e logo após todas as crianças fazem sua higiene pessoal e retornam para a sala onde então a professora início às atividades pedagógicas do dia.

 

 O almoço é servido às 10h: 30m, entendendo que o momento da refeição também deve ser um momento de desenvolvimento e de aprendizagem, muitas orientações são feitas nesses momentos, as crianças mostram preferências por alguns alimentos e recusa por outros, as professoras procuram incentivar a alimentação correta e saudável.

 

 Cuidar e educar andam juntos na educação infantil, assim escola tem preocupação e os cuidados com a saúde, entendendo-a como sendo o bem-estar físico, psicológico e social da criança. A higiene, o sono e a alimentação são algumas das principais condições para a sua vida, e por isso recebem atenção especial quando se trata da limpeza e dos hábitos adequados de higiene.

 

Ao término do almoço, todos se encaminham para o auditório para a hora do sono, onde estão dispostos todos os colchões de todas as turmas ficando cada uma em um determinado espaço com a sua auxiliar. Após a soneca eles levantam vão ao banheiro e escovam os cabelos, voltando para as salas ou indo direto para o refeitório para o lanche que lhes é servido.

 Em algumas turmas são desenvolvidas atividades pedagógicas após o lanche, em outras as crianças brincam livremente, assistem TV, ouvem histórias, vão à quadra correr, pular corda, jogar bola, e outras brincadeiras que estão destinados para esse espaço. Além de brincarem no parquinho e na quadra de grama, os alunos têm também atividades na área externa, onde brincam com jogos de montar e de encaixe. Entendendo que essas brincadeiras, que os momentos no parque podem a cada dia serem vivenciados diferentemente, podendo também ser um momento de aprendizagem, pois são ofertados muitos brinquedos que proporcionam o desenvolvimento motor e ajuda na socialização, sendo auxiliado e estimulado pelo professor.

 

Devido à maioria das crianças irem para a escola no mesmo ônibus, e terem freqüentado a mesma instituição de ensino no ano anterior, podemos observar que uma grande interação entre as crianças, com o motorista, a ajudante do ônibus, enfim com todos os funcionários, que além de cuidarem de sua função, sempre estão ajudando e conversando com as crianças de maneira afetuosa e interativa, sendo que essa interação acontece também nas horas que desenvolvem as atividades, pois a forma com que as professoras encaminham as aulas deixando as crianças interagirem, manusear objetos, explorarem o ambiente ajuda para tornar o ensino significativo, dinâmico, onde as crianças aprendem com mais facilidade.

 

Entendemos assim, que épreciso que os alunos atribuam sentido ao que fazem e sintam-se envolvidos. As professoras procuram provocar a inteligência e a curiosidade, com um ensino diferenciado, atividades que chamem a atenção, uma prática concreta e significativa.  

 

  



Voltar | Topo | Home