ir para Home

você está na página: Home / Notícias

Notícias

ESCOLA INTEGRAL MARIA DALLAFIORA COSTA - PARMA VIDA

11/03/2012

foto

ENSINO FUNDAMENTAL PARMA VIDA

As crianças chegam à escola às 06h45min e são acolhidas no pátio da Escola em meio às árvores e ainda com o canto dos pássaros que lentamente se retiram para dar espaço ao som das 400 vozes infantis que tomam conta do espaço.

As crianças são organizadas em filas pela etapa de ensino, cumprimentam a equipe que as acolhe e se dirigem a uma área coberta onde se posicionam diante do nome de sua turma, que por sinal é um valor que deve ser assumido ao longo do ano. O Diretor, ou alguém que o represente, às acolhe, dirige a oração da manhã, homenageia os aniversariantes e semanalmente dirige o momento cívico com a execução do Hino Nacional.

A seguir as crianças do 1º e 2º ano, são ao todo 08 turmas, seguem para a sala de aula com a professora regente que trabalhará ao longo de toda a manhã as disciplinas do Núcleo Comum. Enquanto que os alunos do 3º aoano, também 08 turmas, seguem para o refeitório e de para 03 aulas da parte diversificada, ou mais conhecidas como oficinas

No período da tarde as crianças que estavam em salas passam a freqüentar as oficinas e os que estavam nas oficinas vão para as salas e estudam as disciplinas do Núcleo Comum.

Assim até as 16h30min os alunos permanecem na Escola.

 O trajeto da casa para a escola e da escola para casa é feito pelo transporte escolar municipal, pois a grande maioria dos alunos mora em bairros bem afastados. Os motoristas também participam do processo educacional primando pela segurança e bom atendimento dos alunos.

NÚCLEO COMUM E “OFICINAS” PARTE DIVERSIFICADA

Durante as 04 horas diárias do Núcleo Comum do Currículo são destinadas ao estudo de Português, Matemática, História, Geografia, Ciências, Artes, Ensino Religioso e no 4º e 5º ano também uma aula semanal da Língua Inglesa. Nas outras 04 horas diárias os alunos desenvolvem atividades da Parte Diversificada do Currículo, ou seja, as diferentes Oficinas que procuram complementar as aulas do Núcleo Comum de uma forma mais lúdica e prática. Sendo assim as aulas de Vivenciando Ciências, Vivenciando Linguagem, Inclusão Digital e Comunicação, Artesanato, Música, Brinquedoteca, Jogos Pedagógicos e Educação Física se propõem a dar suporte à formação dos prerrequisitos básicos à aprendizagem da leitura e da escrita e desenvolver habilidades e talentos que contribuam na formação integral do aluno.

UNIDOCENCIA: REGÊNCIA DE SALAAPOIO PEDAGÓGICO

As professoras do ensino fundamental assumem a regência da sala tendo como base o material do Sistema Maxi de Ensino adotado pela Secretaria Municipal de Educação, além de complementar com outras fontes. Cada professora é titular de uma turma trabalhando todas as matérias do Núcleo Comum, podendo assim ter conhecimento aprofundado tanto do nível de aprendizagem quanto das dificuldades de cada aluno.

O apoio pedagógico ou mais conhecido como reforço escolar é feito pela própria professora regente da turma em horário alternado. Dedica-se a esta prática educacional, podendo assim acompanhar de perto e em atendimento quase que personalizado os seus alunos nas dificuldades concretas. O atendimento é feito em 04 pequenas salas preparadas para esta finalidade, porém se desenvolve também em atividades ao ar livre, com materiais concretos e lúdicos o que tem trazido bons resultados.

OFICINAS PEDAGÓGICAS

As oficinas desenvolvidas nesta escola querem dar a sua contribuição ao desenvolvimento educacional, quer das habilidades, quer dos requisitos básicos para o processo de ensino aprendizagem.

  1. Brinquedoteca: este espaço é destinado exclusivamente aos grupos do 1º e do 2º ano, no qual os alunos brincam com vários brinquedos dentro e fora da sala. Produzem alguns brinquedos e se envolvem com o usufruem do parquinho na areia. A criatividade na ludicidade tem mostrado grandes avanços no desenvolvimento intelectual dos pequenos.
  2. Na Oficina de Artesanato as crianças iniciam com dobraduras, confecção de bolinhas de papel, modelagem com massinhas entre outros. Na segunda fase desenvolvem trabalhos manuais, de modo especial bordados em vagonite e ponto cruz, que surpreendem pela beleza e exatidão. É impressionante ver a concentração dos alunos pois ao bordarem precisam contar os pontos, saber as cores, traçar o desenho, ter a elesticidae necessária, manter a postura física adequada e enfim estão os lindos trabalhos que passam a ser conheceidos pela escola e pelos pais que podem adquirir estes artesanatos e os fundos revertidos para compra de novos materiais para esta oficina.
  3. Jogos Pedagógicos é a oficina que os encanta pela diversidade de materiais que os ajudam a melhorar seja a leitura, seja o racicínio lógico matemático. Dominós, xadrez, dama, palavras cruzadas, quebras cabeças, jogo da memória e tantos outros  trazem o encanto da aula que eles tem algumas vezes na semana.
  4. A aula de Música e Instrumentos Musicais procura desenvolver a expressão vocal, noções de ritmo e afinação de voz, a distinção dos sons e a memorização entre tantas outras habilidades. As aulas seguem com simplicidade e alegria. O canto é visto como expressão de valores culturais e humanos, sem obrigatoriedade de sucesso musical e nem de estrelismo, mas como oportunidade de expressar o belo da vida e da infância. Pouco a pouco são introduzidos os instrumentos musicais, inicialmente com a flauta, com isto estimulando a audição, o ritmo e as demais habilidades inerentes ao processo de formação musical.
  5. Inclusão Digital e Comunicação: Nesta oficina os alunos aprendem os principais conceitos da informática utilizando o computador. As crianças aprendem informática básica e alguns jogos educativos para desenvolver o raciocínio lógico e habilidade com mouse e teclado. São ensinados vários programas de informática. Todos os alunos têm aula de digitação desde a alfabetização até o 5ª ano para conhecer melhor o teclado e as letras do alfabeto. São muito valorizados os exercícios de postura corporal e digitação correta. São elaborados pequenos vídeos e organização de imagens para a projeção.
  6. Pela oficina da Vivenciando Linguagem os alunos são levados a dramatizar, compor textos, exercitar a leitura e representar através de dramatizações com fantoches. A expressão e a comunicação na criação teatral o despertar a fantasia, o sonho e a imaginação da criança são elementos bem explorados nestas aulas.
  7. Nas aulas de Vivenciando Ciências o contato direto com a natureza, o cuidado com o meio ambiente e a participação ativa na sua preservação leva os alunos ao contato direto com a vida em desenvolvimento, isto remete ao seu próprio desenvolvimento.        

Assim foram pensadas as aulas nas oficinas: para o aluno tem jeito de brincadeira e de recreação, mas para os professores com objetivos claros e definidos de sanar a carência das condições básicas ampliando a capacidade de aprendizagem dos alunos com maior rapidez e eficácia, bem como desenvolver as habilidades de cada um. 



Voltar | Topo | Home